O módulo de Neurociências, Desenvolvimento e Aprendizagem aborda os princípios fundamentais da Neurociência aplicados à educação, incluindo o desenvolvimento cerebral, a neuroaprendizagem, as funções cognitivas e as interfaces da neurociência com práticas educacionais.
Neste módulo você vai aprender aspectos como a relação entre o cérebro e a aprendizagem, os sinais de transtornos do neurodesenvolvimento e estratégias para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional nas práticas pedagógicas.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
No segundo módulo nós vamos abordar os fundamentos da pesquisa científica e da Educação Baseada em Evidências (EBE), incluindo temas como métodos de pesquisa, projeto e ética na pesquisa.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
No terceiro módulo, nós vamos explorar os fundamentos da alfabetização, incluindo o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no contexto das neurociências.
Também vamos abordar aspectos históricos, legislação e modelos teóricos da alfabetização, com ênfase na prática através de análises e atividades guiadas por especialistas como Luciana Brites, Roselaine Pontes e Patrícia Botelho.
Bloco 01 – Pesquisa Científica
Bloco 02 – Educação Baseada em Evidências
Bloco 03 – Projeto de Pesquisa
Bloco 4 – Objetivos e Relevância da Pesquisa
Bloco 5 – Ética na Pesquisa
Bloco 6 – Neuroprática
No quarto módulo, nós vamos explorar o desenvolvimento da linguagem, desde seus fundamentos até os mecanismos cognitivos envolvidos na alfabetização.
Serão abordados temas como etapas do desenvolvimento da linguagem, habilidades auditivas e visuais, fonética e fonologia, habilidades precursoras da alfabetização e práticas em consciência fonológica e conhecimento alfabético.
Bloco 01 – Fundamentos da Alfabetização
Bloco 02 – Histórico e Contexto Atual da Alfabetização no Brasil
Bloco 03 – Modelos Teóricos e Estágios da Alfabetização
Bloco 4 – Neuroprática
Neste módulo nós vamos entender os diferentes métodos de alfabetização como NELP e NRP, métodos sintéticos, analíticos e multissensoriais.
Também serão abordadas abordagens metodológicas como reconhecimento de palavras, competências de leitura, instrução fônica e desenvolvimento da escrita.
Bloco 01 – Desenvolvimento da Linguagem
Bloco 02 – Mecanismos Cognitivos Envolvidos na Alfabetização
Bloco 03 – Fonética e Fonologia
Bloco 04 – Habilidades Precursoras da Alfabetização I
Bloco 05 – Habilidades Precursoras da Alfabetização II
Bloco 06 – Práticas em Consciência Fonológica
Bloco 07 – Práticas em Conhecimento Alfabético
Bloco 08 – Neuroprática
No módulo 6, abordaremos a distinção crucial entre dificuldades e transtornos de aprendizagem, explorando transtornos do neurodesenvolvimento, alfabetização inclusiva, e aspectos legais relacionados.
Também analisaremos a alfabetização em diferentes condições, como deficiências sensoriais, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, deficiência intelectual e TDAH, destacando estratégias inclusivas e abordagens baseadas em evidências.
Bloco 01 – Métodos de Alfabetização
Bloco 02 – Abordagens Metodológicas
Bloco 03 – Instrução Fônica
Bloco 4 – Desenvolvimento da Escrita
Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade e Termos de Uso.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810
Fundadora do Instituto NeuroSaber, Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano e Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual e Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Autora de vários livros, programas educacionais e palestrante. Seu livro “Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância” foi finalista do 63 Prêmio Jabuti (2021) na categoria Ciências.
Agraciada pela Comissão de Educação e pela mesa diretora da Câmara de Deputados, ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação, menção honrosa concedida para quem cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081
Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Foi professora-autora dos Planos de Aula de Educação Infantil da Nova Escola. É membro da rede de Especialistas em Aprendizagem do Instituto ABCD. Professora de cursos de graduação e pós-graduação em Educação, Inclusão, Neurociências e Psicopedagogia.
Atua na formação de professores, consultoria pedagógica, desenvolvimento de material técnico e didático.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7449960229468286
Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Doutora em Psicologia (Universidade de Luxemburgo), Pós Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento.
Autora do Teste TENA – Teste de nomeação automática. Atua como pesquisadora com temas como:
habilidades preditoras, transtornos específicos de aprendizagem, construção e normatização de medidas e testes de avaliação, transtornos do neurodesenvolvimento e desenvolvimento da leitura e escrita e alfabetização.
Professora de pós graduação em cursos de Psicopedagogia e Neurociência Aplicada à Educação.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7782463171842101
Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia , Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já realizou atendimento psicopedagógico na área de avaliação e intervenção em dificuldades e distúrbios de aprendizagem e atuou como psicopedagoga no Programa de Atenção e Orientação ao Aluno na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É orientadora vocacional credenciada pela metodologia Career Direct.
Possui experiência como docente nos cursos Graduação em Pedagogia e Psicologia e nos cursos de Especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Alfabetização e Letramento.
Possui produção de materiais didáticos tanto para cursos de Graduação como para cursos de Extensão na modalidade EaD. Realiza pesquisas na área de leitura, escrita, desenvolvimento cognitivo, funções executivas e educação inclusiva.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/8936048963576806
Aparecido José Couto Soares é uma renomada especialista em desenvolvimento da linguagem e alfabetização.
Com vasta experiência na área, ela se destaca por sua pesquisa e contribuições para o entendimento dos processos cognitivos envolvidos na aquisição da linguagem escrita.
Seu trabalho abrange desde as etapas do desenvolvimento da linguagem até a relação entre linguagem e alfabetização, fornecendo insights valiosos para práticas educacionais eficazes.
Através de suas aulas e pesquisas, ela busca promover uma abordagem integrada e fundamentada cientificamente para o ensino da leitura e escrita.