Transforme sua prática pedagógica com uma Pós-Graduação que alia Neurociência e estratégias eficazes para identificar, incluir e apoiar alunos com TDAH.
Com a Pós da NeuroSaber, você terá clareza, segurança e embasamento científico para criar ambientes inclusivos e ajudar seus alunos a se desenvolverem plenamente.

Mais de 135 mil profissionais confiaram na NeuroSaber

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O panorama do Brasil
O que poucos sabem sobre o TDAH…

Muitos ainda vêem o TDAH apenas como um problema de comportamento, sem compreender sua verdadeira complexidade e os impactos profundos que causa no desenvolvimento neurobiológico, cognitivo, emocional e social.

Hoje, o TDAH afeta entre 5% e 7% das crianças em idade escolar, uma prevalência significativamente maior do que a do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que está estimada em cerca de 1 a 2%. Ou seja: há mais crianças com TDAH do que com autismo — mas, ainda assim, muitos casos permanecem subdiagnosticados ou mal compreendidos.

Se uma criança ou adolescente:

❌ Tem dificuldade para manter o foco e a atenção nas atividades escolares ou do dia a dia
❌ Apresenta impulsividade, agitação ou dificuldade para controlar as emoções
❌ Enfrenta constantes desafios na escola, com as tarefas ou nas relações sociais
❌ Sofre com baixa autoestima, frustração ou se sente isolada dos colegas

O problema pode estar no TDAH — e muita gente ainda não sabe identificar ou intervir de forma adequada!

Por isso, esta Pós-Graduação é essencial para quem deseja atuar com segurança e eficácia na identificação, intervenção e apoio a crianças, adolescentes e adultos com TDAH, seja no ambiente educacional, clínico ou familiar.

Com essa formação, você vai adquirir as ferramentas necessárias para intervir de forma prática, ética e multidisciplinar, ampliando sua atuação profissional ou pessoal e se tornando uma referência no apoio ao desenvolvimento de quem convive com o TDAH!

MATRIZ CURRICULAR TDAH E NEUROCIÊNCIA

Conheça a Matriz Curricular da Pós-Graduação em TDAH e Neurociência: Abordagens Multidisciplinares no Contexto Educacional e Clínico

Bloco 1 – Princípios de Neurociências

A1 – O que é Neurociências
A2 – Como o cérebro se desenvolve
A3 – Neurociências Cognitiva e Comportamental
A4 – Neurociências Aplicada à Educação
A5 – Psicobiologia da Aprendizagem

Bloco 2 – Neuroanatomia

A1 – Estrutura Geral do Cérebro
A2 – Estrutura Funcional do Cérebro
A3 – Relação do Cérebro com a Aprendizagem
A4 – Aspectos Genéticos e Ambientais no Neurodesenvolvimento
A5 – Fatores de Risco e Proteção ao Desenvolvimento

Bloco 3 – Neuroaprendizagem

A1 – Como o Cérebro Aprende
A2 – Influências Pré, Peri e Pós-Natais
A3 – Neurodesenvolvimento Típico e Atípico
A4 – Sinais Precoces de Transtornos do Neurodesenvolvimento
A5 – O que fazer quando há sinais de atraso ou transtorno

Bloco 4 – Funções Cognitivas

A1 – Percepção Visual e Auditiva
A2 – Atenção e Memória
A3 – Funções Executivas
A4 – Processamento da Leitura e da Escrita
A5 – Processamento do Cálculo

Bloco 5 – Neurociências e suas Interfaces

A1 – Neurociências e Intervenções Preventivas
A2 – Neurociências do Comportamento
A3 – Neuroeducação e Tecnologias Educacionais
A4 – Psicobiologia da Emoção e Motivação
A5 – Neurociências e Desempenho Escolar

Bloco 6 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – Pesquisa Científica

A1 – Ciência x Senso Comum
A2 – Características do Processo de Pesquisa
A3 – Métodos de Pesquisa: Quali, Quanti e Mista
A4 – Publicação e Currículo Lattes
A5 – Evidências de Validade das Pesquisas

Bloco 2 – Educação Baseada em Evidências

A1 – O que é Educação Baseada em Evidências
A2 – Os pilares da EBE: Relevância, Suficiência e Veracidade
A3 – A pesquisa científica na Educação
A4 – Implicações da EBE para a qualidade do processo ensino-aprendizagem
A5 – Práticas Pedagógicas Baseadas em Evidências

Bloco 3 – Projeto de Pesquisa

A1 – Escolha e Delimitação do tema
A2 – Problematização e Hipótese
A3 – Estrutura e Formatação do Trabalho Científico
A4 – Apresentação Gráfica e Elementos Pré-Textuais
A5 – Elementos Textuais e Pós-Textuais

Bloco 4 – Objetivos e Relevância da Pesquisa

A1 – Por que realizar uma Pesquisa
A2 – Objetivos da Pesquisa
A3 – Justificativa / Relevância da Pesquisa
A4 – Fundamentação Teórica
A5 – Cronograma: importância e como fazer

Bloco 5 – Ética na Pesquisa

A1 – A Pesquisa Acadêmica e a Questão Ética
A2 – Critérios Éticos na Pesquisa com Seres Humanos
A3 – Termos e Documentos
A4 – Plágio e Autoplágio
A5 – Como Proteger sua Produção

Bloco 6 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – TDAH: conceito e histórico

A1 – TDAH na História: dos primeiros relatos às classificações modernas
A2 – Marcos teóricos e clínicos na compreensão do TDAH
A3 – Prevalência e impacto social do TDAH no Brasil e no mundo
A4 – Critérios do DSM-5-TR e CID-11
A5 – O TDAH na atualidade: desafios atuais e perspectivas futuras

Bloco 2 – Bases Neurobiológicas e Genéticas

A1 – Estruturas cerebrais e redes neurais relacionadas ao TDAH
A2 – Neuroquímica: dopamina, noradrenalina e sistemas de recompensa
A3 – Disfunções executivas e sua relação com sintomas
A4 – Influência genética e estudos de hereditariedade
A5 – Fatores ambientais e epigenéticos

Bloco 3 – Funcionamento Cognitivo e Comportamental

A1 – Déficits de atenção sustentada e seletiva
A2 – Impulsividade e controle inibitório
A3 – Memória de trabalho e planejamento
A4 – Comportamento desafiador e regulação emocional
A5 – Consequências cognitivas do TDAH não tratado

Bloco 4 – TDAH na Infância

A1 – Primeiros sinais: o que observar?
A2 – TDAH e desenvolvimento infantil: impacto cognitivo, emocional e social
A3 – Manifestações no dia a dia
A4 – A importância da identificação precoce
A5 – Impacto na aprendizagem

Bloco 5 – TDAH na Adolescência

A1 – Risco, vulnerabilidade e identidade na adolescência
A2 – Sinais suspeitos e quadro clínico
A3 – Desafios emocionais e comportamentais
A4 – Impactos funcionais e prejuízos associados
A5 – Impacto na aprendizagem


Bloco 6 – TDAH na vida Adulta

A1 – Compreendendo o adulto com TDAH
A2 – Subdiagnóstico e sofrimento oculto
A3 – Manifestações clínicas
A4 – Impactos na rotina, trabalho e relações
A5 – Perspectivas emergentes sobre TDAH no envelhecimento

Bloco 7 – Comorbidades no TDAH

A1 – Compreendendo comorbidades: o que dizem os estudos
A2 – TDAH e Transtornos do Neurodesenvolvimento I: TEA
A3 – TDAH e Transtornos do Neurodesenvolvimento II: Transtornos Específicos de Aprendizagem
A4 – TDAH e Transtornos do Neurodesenvolvimento II: Deficiência Intelectual
A5 – TDAH e Transtornos Psiquiátricos: Transtornos de Humor e de Ansiedade
A6 – TDAH e Transtornos Psiquiátricos II: Transtornos Disruptivos do Comportamento (TOD, TC)

Bloco 8 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – TDAH no Contexto Clínico

A1 – Conceituação clínica do TDAH: evolução histórica e conceitual
A2 – Características clínicas e impacto funcional
A3 – Sintomatologia principal e manifestações em diferentes fases da vida
A4 – O papel do profissional clínico no manejo do TDAH
A5 – Estigma, mitos e verdades sobre o transtorno

Bloco 2 – Abordagem Multidisciplinar do TDAH

A1 – A importância da avaliação multidisciplinar
A2 – Avaliação Psicológica e Neuropsicológica I
A3 – Avaliação Psicológica e Neuropsicológica II
A4 – Avaliação Psicopedagógica I
A5 – Protocolos de Intervenção Psicopedagógica
A6 – Avaliação Fonoaudiógica
A7 – Protocolos de Intervenção Fonoaudiógica

Bloco 3 – Avaliação Médica

A1 – Critérios diagnósticos do DSM-5 e CID-11
A2 – Processo diagnóstico: entrevista clínica, anamnese e observação
A3 – Instrumentos de triagem e escalas validadas
A4 – Diagnóstico diferencial: ansiedade, depressão, TEA, TOD
A5 – TDAH em adultos: especificidades diagnósticas e desafios

Bloco 4 – Farmacoterapia e Cuidados Clínicos

A1 – Psicoestimulantes e não-estimulantes
A2 – Critérios para prescrição
A3 – Monitoramento de efeitos adversos
A4 – Acompanhamento longitudinal do paciente
A5 – Ética e decisões clínicas compartilhadas

Bloco 5 – Diagnóstico

A1 – Fechando o diagnóstico
A2 – Construção do laudo: o que considerar
A3 – Devolutiva ao paciente e à família
A4 – Orientações à escola
A5 – Acompanhamento e reavaliação

Bloco 6 – Intervenções Psicoterapêuticas

A1 – Intervenções cognitivas no TDAH
A2 – Princípios da terapia cognitivo-comportamental
A3 – Técnicas de manejo comportamental
A4 – Treinamento parental
A5 – Psicoterapia para adultos
A6 – Estudo de casos clínicos

Bloco 7 – Atuação Clínica Integrada e Multidisciplinar

A1 – A importância da equipe no manejo do TDAH
A2 – Protocolos clínicos e linhas de cuidado em saúde mental
A3 – Comunicação entre profissionais e articulação com a escola
A4 – Estratégias clínicas frente às comorbidades: abordagens integradas
A5 – Elaboração de plano terapêutico multidisciplinar com base em evidências

Bloco 8 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – TDAH e Educação Inclusiva

A1 – Princípios da Educação Inclusiva e a legislação vigente
A2 – TDAH e o direito à educação: o que diz a LDB e as diretrizes da BNCC
A3 – Quando encaminhar: o papel da escola na identificação
A4 – Relatório escolar do estudante com TDAH: pontos fundamentais
A5 – Desenho Universal para a Aprendizagem e a eliminação de barreiras no ambiente escolar

Bloco 2 – TDAH na Educação Infantil

A1 – Identificação precoce e encaminhamento
A2 – Acolhimento e práticas gerais para a sala de aula
A3 – Estimulação psicomotora
A4 – Estimulação das Funções Executivas
A5 – Diálogo família e escola para apoio à criança

Bloco 3 – TDAH no Ensino Fundamental

A1 – Alfabetização no TDAH
A2 – Compreensão Leitora no TDAH
A3 – Escrita no TDAH
A4 – Produção de texto no TDAH
A5 – TDAH e o ensino da matemática
A6 – TDAH e o ensino da matemática

Bloco 4 – TDAH no Ensino Médio e Superior

A1 – Perfil do estudante com TDAH: potencialidades e desafios
A2 – Apoio e Acessibilidade no Ensino Médio
A3 – O estudante com TDAH e as demandas da vida universitária
A4 – Adaptações Pedagógicas no ENEM e vestibulares
A5 – Núcleos de Acessibilidade e Adaptações no ensino

Bloco 5 – Manejo de Comportamento e Gestão de Sala de Aula

A1 – Gestão positiva da sala de aula e prevenção de conflitos
A2 – Regras claras, previsibilidade e reforço positivo
A3 – Organização da rotina: como promover segurança e foco
A4 – Estratégias de manejo comportamental
A5 – Intervenções em situações de crise

Bloco 6 – Avaliação Escolar e Acompanhamento Pedagógico

A1 – Avaliação diagnóstica e processual em estudantes com TDAH
A2 – Critérios de avaliação flexíveis: o que considerar?
A3 – Adaptação curricular: como planejar e executar
A4 – Registro de evolução e comunicação com a equipe
A5 – Documentando o processo de inclusão

Bloco 7 – Planejamento Inclusivo e Prática Docente

A1 – Planejamento de atividades com foco em diversidade e inclusão
A2 – Planejamento colaborativo com a equipe docente
A3 – Uso de recursos didáticos e tecnologias
A4 – Monitoramento do progresso e ajustes no planejamento
A5 – Elaboração de proposta pedagógica inclusiva

Bloco 8 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – Fundamentos do Eixo Psicoeducacional

A1 – O que é psicoeducação? Conceitos e fundamentos
A2 – Diferenças entre abordagem clínica, escolar e psicoeducacional
A3 – O papel da psicoeducação na gestão do TDAH
A4 – A tríade psicoeducacional: sujeito, família e escola
A5 – Ética e escuta ativa no contexto psicoeducacional

Bloco 2 – Intervenções Psicoeducacionais no TDAH

A1 – Construção de vínculo e motivação para a aprendizagem
A2 – Técnicas de organização pessoal e rotina
A3 – Estratégias para melhora da atenção e concentração
A4 – Intervenções lúdicas e gamificadas no processo educativo
A5 – Elaboração de Plano de Atendimento Psicoeducacional

Bloco 3 – Orientação e Acolhimento Familiar

A1 – A escuta da família: acolhimento e validação
A2 – Orientações práticas aos pais e responsáveis
A3 – Treinamento parental e colaboração ativa
A4 – Limites, regras e reforço positivo no ambiente familiar
A5 – Organização do ambiente de estudo e estímulo à autonomia

Bloco 4 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Para quem é a Pós-Graduação em TDAH e Neurociência?

Compreender como o TDAH impacta o desenvolvimento e a aprendizagem

Aplicar práticas pedagógicas inclusivas com segurança

Intervir precocemente para prevenir maiores dificuldades escolares

Dominar avaliações e intervenções psicoeducacionais

Trabalhar com crianças, adolescentes e adultos com TDAH

Integrar práticas clínicas e educacionais com base em evidências

Aprimorar a atuação no diagnóstico e tratamento do TDAH

Atualizar-se sobre terapias, farmacologia e estratégias multidisciplinares

Colaborar de forma integrada com educadores e terapeutas

Compreender melhor o desenvolvimento e as necessidades do seu filho

Saber como apoiar e estimular habilidades essenciais

Identificar sinais de alerta e buscar intervenções adequadas

FORMAÇÃO COMPLETA

O que você irá receber na nossa Pós-Graduação

Formação online de 400h com profissionais reconhecidos no mercado
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Material Físico de TDAH e Neurociência
TDAH e Neurociência Aplicada – Volume 1
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Perguntas Frequentes

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Ma. Luciana Brites

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810

Fundadora do Instituto NeuroSaber, Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano e Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Autora de vários livros, programas educacionais e palestrante. Seu livro “Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância” foi finalista do 63 Prêmio Jabuti (2021) na categoria Ciências.

Agraciada pela Comissão de Educação e pela mesa diretora da Câmara de Deputados, ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação, menção honrosa concedida para quem cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Ma. Roselaine Pontes de Almeida

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081

Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foi professora-autora dos Planos de Aula de Educação Infantil da Nova Escola. É membro da rede de Especialistas em Aprendizagem do Instituto ABCD. Professora de cursos de graduação e pós-graduação em Educação, Inclusão, Neurociências e Psicopedagogia.

Atua na formação de professores, consultoria pedagógica, desenvolvimento de material técnico e didático.

Dra. Cristiane Hemi Yokota Chechetto

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4967352860959115

Possui graduação em Psicologia e Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e em Autismo, Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento e Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Humano pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Atua como Coordenadora de um Programa de Inclusão, Psicóloga e Psicopedagoga Clínica, pesquisadora no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM, realiza consultorias em escolas e ministra cursos nas áreas da saúde e educação.

Foi docente do curso de pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociência aplicada à educação e aprendizagem da UPM e do curso de graduação em Psicologia da Anhembi Morumbi.

Dra. Patrícia Botelho da Silva

link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7449960229468286

Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Doutora em Psicologia (Universidade de Luxemburgo), Pós Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento.

Autora do Teste TENA – Teste de nomeação automática. Atua como pesquisadora com temas como:

habilidades preditoras, transtornos específicos de aprendizagem, construção e normatização de medidas e testes de avaliação, transtornos do neurodesenvolvimento e desenvolvimento da leitura e escrita e alfabetização.

Professora de pós graduação em cursos de Psicopedagogia e Neurociência Aplicada à Educação.

Dr. Thiago da Silva Gusmão Cardoso

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/3278338196915403

Doutor e Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP. Graduado em Psicologia pela UFRB e Licenciado em Filosofia pela FBB. Psicólogo pesquisador no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN-NANI) e Membro do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

É professor de pós-graduação no Instituto NeuroSaber. Tem especialização em Saúde Mental (IBPEX), Estatística Aplicada (UNINOVE), Terapia Cognitivo Comportamental e Autismo (CTC Veda), Neuropsicologia (provas e títulos pelo CFP) e em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneo (UNIFAI).

Atua nas linhas de pesquisa: Neuropsicologia Cognitiva, Estilo de vida e saúde da família, do escolar e do trabalhador, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia da Saúde, Avaliação Psicológica, Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-comportamental.

Atua principalmente nos seguintes temas na área da psicologia: Lesão cerebral, Transtornos de Aprendizagem, Educação Especial, Cognição Social, Cognição Numérica, Promoção da Saúde Mental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.

Dra. Analice Oliveira Fragoso

link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7782463171842101

Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia , Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já realizou atendimento psicopedagógico na área de avaliação e intervenção em dificuldades e distúrbios de aprendizagem e atuou como psicopedagoga no Programa de Atenção e Orientação ao Aluno na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É orientadora vocacional credenciada pela metodologia Career Direct.

Possui experiência como docente nos cursos Graduação em Pedagogia e Psicologia e nos cursos de Especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Alfabetização e Letramento.

Possui produção de materiais didáticos tanto para cursos de Graduação como para cursos de Extensão na modalidade EaD. Realiza pesquisas na área de leitura, escrita, desenvolvimento cognitivo, funções executivas e educação inclusiva.

Me. Daniel Gonzales

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7230100747519433

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Matemático e especialista no Ensino da Matemática pela Universidade do Estado do Paraná (Unespar). Pesquisador e palestrante na área de avaliação da qualidade da oferta da educação básica e superior brasileira. Diretor Executivo do Instituto NeuroSaber de Ensino e Diretor Geral da Faculdade NeuroSaber.

Dr. José Guilherme Giocondo

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9677402082036332

Dr. José Guilherme Giocondo é médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com residência médica em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especializou-se em Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Israelita Albert Einstein.

É mestre em Medicina pela Universidade do Minho e mestre em Neurociências pela Universidade de Coimbra, ambas em Portugal. Atualmente, é doutorando em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP), com foco em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), investigando trajetórias de desenvolvimento e marcadores clínicos e biológicos associados ao transtorno.
Atua como psiquiatra clínico e pesquisador com ênfase em neurodesenvolvimento, TDAH e autismo, integrando abordagens baseadas em evidências à prática clínica e à educação em saúde mental.

Médico Psiquiatra – CRM-SP 175.925 RQE 92799

Ma. Danielle Rossini Dib

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2711989333315254

Psicóloga pelo UniFMU. Mestra em Ciências pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq – HCFMUSP).

Atua nas áreas de Neuropsicologia, com ênfase em avaliação neuropsicológica, reabilitação cognitiva, treino cognitivo e aprimoramento de performance, bem como na Psicoterapia, atuando com base nas abordagens da Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Positiva.

Ministra aulas em programas de pós-graduação e realiza palestras institucionais, com foco no desenvolvimento pessoal e cognitivo. Colabora com o IPq-HCFMUSP, especificamente no Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, onde coordena a área de Neuropsicologia.

Atua em parceria com outros programas ambulatoriais do instituto, contribuindo para a integração e avanço das práticas de cuidado e conhecimento científico na área