Qualificamos e formamos mais de 100 mil alunos.
Uma em cada 36 crianças possui Transtorno do Espectro Autista, e o número de diagnósticos tem crescido exponencialmente nos últimos anos, segundo estudos do CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças).
No Brasil, os casos mais que triplicaram, e muitos profissionais da educação enfrentaram desafios diários sem saber como atender esses alunos. Você já viu na sala de aula, diante de um aluno com autismo, sem deixar claro como adaptar suas práticas para incluí-lo de forma eficaz?
Essa insegurança, tão comum entre professores, não precisa ser uma realidade permanente. Imagine ter as ferramentas certas para transformar sua prática pedagógica e criar um ambiente inclusivo.
Com a Pós-Graduação em Autismo e Inclusão Escolar da NeuroSaber, você terá acesso a métodos comprovados e estratégias práticas para compreender as necessidades específicas de alunos com autismo e intervenções planejadas que realmente funcionam.
Ao longo do curso, você desenvolverá a confiança necessária para implementar práticas inclusivas que impactem positivamente a vida dos alunos e promovam a harmonia da sala de aula.
Essa especialização não apenas trouxe resultados imediatos no seu dia a dia, mas também destacou sua carreira, tornando você uma referência em inclusão escolar. Não deixe a falta de preparo limitar você ou seus alunos. Inscreva-se na Pós em Autismo da NeuroSaber e transforme sua prática!
No primeiro módulo você vai explorar os princípios das neurociências, aprendendo sobre o desenvolvimento e a estrutura do cérebro.
Entenderá os fatores de risco e proteção ao neurodesenvolvimento e como eles influenciam a aprendizagem.
Também se aprofundará nas funções cognitivas e suas interfaces com a educação, além de práticas aplicadas diretamente ao contexto educacional.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
No segundo módulo nós vamos abordar os fundamentos da pesquisa científica e da Educação Baseada em Evidências (EBE), incluindo temas como métodos de pesquisa, projeto e ética na pesquisa.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
Neste módulo, você vai estudar a história social da criança e o surgimento do sentimento de infância. Analisará as concepções atuais sobre o ser criança, a legislação nacional relacionada à infância e a importância do neurodesenvolvimento e do manejo parental.
Bloco 01 – O Sentimento de Infância e Concepções Atuais sobre o Ser Criança
Bloco 02 – A Criança na Legislação Nacional: Histórico e Contexto Atual da Educação Infantil
Bloco 03 – A Importância do Neurodesenvolvimento
Bloco 04 – A Importância da Família e Manejo Parental
Bloco 05 – Psicomotricidade na Primeira Infância
Bloco 06 – Habilidades Cognitivas do Neurodesenvolvimento na Primeira Infância
Bloco 07 – Habilidades do Neurodesenvolvimento na Primeira Infância
Você estudará as habilidades do neurodesenvolvimento, incluindo linguagem, cognição, socioemocional, motricidade ampla e fina. O módulo abrange as etapas do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos e inclui atividades práticas e aulas ao vivo.
Bloco 01 – Habilidades do Neurodesenvolvimento
Bloco 02 – Etapas do Desenvolvimento 0 a 1 ano
Bloco 03 – Etapas do Desenvolvimento 1 a 2 anos
Bloco 04 – Etapas do Desenvolvimento 2 a 3 anos
Bloco 05 – Etapas do Desenvolvimento 3 a 4 anos
Bloco 06 – Etapas do Desenvolvimento 4 a 5 anos
Bloco 07 – Etapas do Desenvolvimento 5 a 6 anos
Neste módulo nós vamos entender os diferentes métodos de alfabetização como NELP e NRP, métodos sintéticos, analíticos e multissensoriais.
Também serão abordadas abordagens metodológicas como reconhecimento de palavras, competências de leitura, instrução fônica e desenvolvimento da escrita.
Bloco 01 – Desenvolvimento da Linguagem
Bloco 02 – Mecanismos Cognitivos Envolvidos na Alfabetização
Bloco 03 – Fonética e Fonologia
Bloco 04 – Habilidades Precursoras da Alfabetização I
Bloco 05 – Habilidades Precursoras da Alfabetização II
Bloco 06 – Práticas em Consciência Fonológica
Bloco 07 – Práticas em Conhecimento Alfabético.
Bloco 08 – Neuroprática
No módulo 6, abordaremos a distinção crucial entre dificuldades e transtornos de aprendizagem, explorando transtornos do neurodesenvolvimento, alfabetização inclusiva, e aspectos legais relacionados.
Também analisaremos a alfabetização em diferentes condições, como deficiências sensoriais, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, deficiência intelectual e TDAH, destacando estratégias inclusivas e abordagens baseadas em evidências.
Bloco 01 – Métodos de Alfabetização
Bloco 02 – Abordagens Metodológicas
Bloco 03 – Instrução Fônica
Bloco 4 – Desenvolvimento da Escrita
O módulo de Neurociências, Desenvolvimento e Aprendizagem aborda os princípios fundamentais da Neurociência aplicados à educação, incluindo o desenvolvimento cerebral, a neuroaprendizagem, as funções cognitivas e as interfaces da neurociência com práticas educacionais.
Neste módulo você vai aprender aspectos como a relação entre o cérebro e a aprendizagem, os sinais de transtornos do neurodesenvolvimento e estratégias para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional nas práticas pedagógicas.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
Somos a NeuroSaber, uma equipe de especialistas comprometida em gerar conhecimento acessível e prático sobre comportamento, aprendizagem e neurodesenvolvimento na infância e adolescência. Desde 2014, nossa missão é capacitar pais, professores e profissionais para potencializar o desenvolvimento das crianças, aliando fundamentos teóricos à aplicabilidade prática.
Nossa trajetória começou com conteúdos em redes sociais, expandindo-se rapidamente para cursos online de sucesso voltados a temas como neuroaprendizagem e transtornos de neurodesenvolvimento.
Com a Faculdade NeuroSaber, damos um passo ainda maior, oferecendo educação de excelência para formar profissionais preparados para os desafios da inclusão e do ensino. Seguimos firmes em nossa missão de transformar vidas por meio do conhecimento, construindo um impacto duradouro na sociedade.
Sim, a pós-graduação é destinada a profissionais graduados em qualquer área, especialmente para educadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuam com crianças.
A Pós-Graduação em NeuroAlfabetização da NeuroSaber oferece uma formação especializada para educadores que desejam aprimorar suas práticas de ensino da leitura e escrita, com base em neurociências.
O curso combina teoria e prática, abordando os processos cognitivos e emocionais envolvidos na alfabetização. Ao concluir, o aluno recebe certificação reconhecida pelo MEC, ampliando suas oportunidades profissionais.
A Pós-Graduação em Educação Infantil e Neurodesenvolvimento da NeuroSaber oferece uma formação especializada que integra neurociências e práticas pedagógicas baseadas na BNCC, voltada para a primeira infância.
O curso capacita profissionais da educação a aplicar conhecimentos científicos no desenvolvimento infantil, promovendo uma atuação mais eficaz e inclusiva. Ao concluir, o aluno recebe certificação reconhecida pelo MEC.
Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade e Termos de Uso.
http://lattes.cnpq.br/4325427460324134
Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia clínica e institucional. Atua na área clínica em avaliação e intervenção em Transtornos do Neurodesenvolvimento, consultorias educacionais e formação de professores.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810
Fundadora do Instituto NeuroSaber, Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano e Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual e Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Autora de vários livros, programas educacionais e palestrante. Seu livro “Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância” foi finalista do 63 Prêmio Jabuti (2021) na categoria Ciências.
Agraciada pela Comissão de Educação e pela mesa diretora da Câmara de Deputados, ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação, menção honrosa concedida para quem cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081
Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Foi professora-autora dos Planos de Aula de Educação Infantil da Nova Escola. É membro da rede de Especialistas em Aprendizagem do Instituto ABCD. Professora de cursos de graduação e pós-graduação em Educação, Inclusão, Neurociências e Psicopedagogia.
Atua na formação de professores, consultoria pedagógica, desenvolvimento de material técnico e didático.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4967352860959115
Possui graduação em Psicologia e Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e em Autismo, Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento e Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Humano pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Atua como Coordenadora de um Programa de Inclusão, Psicóloga e Psicopedagoga Clínica, pesquisadora no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM, realiza consultorias em escolas e ministra cursos nas áreas da saúde e educação.
Foi docente do curso de pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociência aplicada à educação e aprendizagem da UPM e do curso de graduação em Psicologia da Anhembi Morumbi.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7449960229468286
Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Doutora em Psicologia (Universidade de Luxemburgo), Pós Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento.
Autora do Teste TENA – Teste de nomeação automática. Atua como pesquisadora com temas como:
habilidades preditoras, transtornos específicos de aprendizagem, construção e normatização de medidas e testes de avaliação, transtornos do neurodesenvolvimento e desenvolvimento da leitura e escrita e alfabetização.
Professora de pós graduação em cursos de Psicopedagogia e Neurociência Aplicada à Educação.