Qualificamos e formamos mais de 100 mil alunos.
Quase 40% dos estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de leitura. Essa estatística alarmante, refletida na última pesquisa do PISA, mostra que a alfabetização no Brasil está caminhando a passos curtos. E você, como educador, está inovando em sua prática pedagógica para mudar essa realidade ou ainda reproduzir métodos que não geram resultados consistentes?
Imagine poder transformar essa situação e conduzir com segurança o ensino da leitura e da escrita para todas as crianças, mesmo diante de desafios tão grandes. A NeuroAlfabetização traz ferramentas baseadas em neurociência e práticas educacionais comprovadas, que podem revolucionar a forma como você ensina e impacta seus alunos
Com a Pós-Graduação em NeuroAlfabetização da NeuroSaber, você não apenas contribuirá para uma alfabetização eficaz das crianças, mas também será reconhecido(a) profissionalmente como um especialista na área. Essa formação oferece métodos claros, de segurança e inovadores para garantir que cada aluno alcance seu máximo potencial na leitura e na escrita.
Não permita que a insegurança ou as práticas ineficazes limitem seu potencial e o aprendizado de seus alunos. Inscreva-se na Primeira Pós-Graduação em NeuroAlfabetização do Brasil e transforme sua prática pedagógica, tornando-se uma referência em alfabetização!
O módulo de Neurociências, Desenvolvimento e Aprendizagem aborda os princípios fundamentais da Neurociência aplicados à educação, incluindo o desenvolvimento cerebral, a neuroaprendizagem, as funções cognitivas e as interfaces da neurociência com práticas educacionais.
Neste módulo você vai aprender aspectos como a relação entre o cérebro e a aprendizagem, os sinais de transtornos do neurodesenvolvimento e estratégias para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional nas práticas pedagógicas.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
No segundo módulo nós vamos abordar os fundamentos da pesquisa científica e da Educação Baseada em Evidências (EBE), incluindo temas como métodos de pesquisa, projeto e ética na pesquisa.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
No terceiro módulo, nós vamos explorar os fundamentos da alfabetização, incluindo o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no contexto das neurociências.
Também vamos abordar aspectos históricos, legislação e modelos teóricos da alfabetização, com ênfase na prática através de análises e atividades guiadas por especialistas como Luciana Brites, Roselaine Pontes e Patrícia Botelho.
Bloco 01 – Pesquisa Científica
Bloco 02 – Educação Baseada em Evidências
Bloco 03 – Projeto de Pesquisa
Bloco 4 – Objetivos e Relevância da Pesquisa
Bloco 5 – Ética na Pesquisa
Bloco 6 – Neuroprática
No quarto módulo, nós vamos explorar o desenvolvimento da linguagem, desde seus fundamentos até os mecanismos cognitivos envolvidos na alfabetização.
Serão abordados temas como etapas do desenvolvimento da linguagem, habilidades auditivas e visuais, fonética e fonologia, habilidades precursoras da alfabetização e práticas em consciência fonológica e conhecimento alfabético.
Bloco 01 – Fundamentos da Alfabetização
Bloco 02 – Histórico e Contexto Atual da Alfabetização no Brasil
Bloco 03 – Modelos Teóricos e Estágios da Alfabetização
Bloco 4 – Neuroprática
Neste módulo nós vamos entender os diferentes métodos de alfabetização como NELP e NRP, métodos sintéticos, analíticos e multissensoriais.
Também serão abordadas abordagens metodológicas como reconhecimento de palavras, competências de leitura, instrução fônica e desenvolvimento da escrita.
Bloco 01 – Desenvolvimento da Linguagem
Bloco 02 – Mecanismos Cognitivos Envolvidos na Alfabetização
Bloco 03 – Fonética e Fonologia
Bloco 04 – Habilidades Precursoras da Alfabetização I
Bloco 05 – Habilidades Precursoras da Alfabetização II
Bloco 06 – Práticas em Consciência Fonológica
Bloco 07 – Práticas em Conhecimento Alfabético
Bloco 08 – Neuroprática
No módulo 6, abordaremos a distinção crucial entre dificuldades e transtornos de aprendizagem, explorando transtornos do neurodesenvolvimento, alfabetização inclusiva, e aspectos legais relacionados.
Também analisaremos a alfabetização em diferentes condições, como deficiências sensoriais, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, deficiência intelectual e TDAH, destacando estratégias inclusivas e abordagens baseadas em evidências.
Bloco 01 – Métodos de Alfabetização
Bloco 02 – Abordagens Metodológicas
Bloco 03 – Instrução Fônica
Bloco 4 – Desenvolvimento da Escrita
Somos a NeuroSaber, uma equipe de especialistas comprometida em gerar conhecimento acessível e prático sobre comportamento, aprendizagem e neurodesenvolvimento na infância e adolescência. Desde 2014, nossa missão é capacitar pais, professores e profissionais para potencializar o desenvolvimento das crianças, aliando fundamentos teóricos à aplicabilidade prática.
Nossa trajetória começou com conteúdos em redes sociais, expandindo-se rapidamente para cursos online de sucesso voltados a temas como neuroaprendizagem e transtornos de neurodesenvolvimento.
Com a Faculdade NeuroSaber, damos um passo ainda maior, oferecendo educação de excelência para formar profissionais preparados para os desafios da inclusão e do ensino. Seguimos firmes em nossa missão de transformar vidas por meio do conhecimento, construindo um impacto duradouro na sociedade.
Sim! A Pós-Graduação em Autismo e Inclusão Escolar da NeuroSaber é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo uma formação de qualidade e com validade nacional.
Oferecemos diversas opções de pagamento, incluindo parcelamento no cartão de crédito, boleto bancário e outras formas facilitadas. Você poderá escolher o método mais conveniente para o seu orçamento.
Sim, a pós-graduação é destinada a profissionais graduados em qualquer área, especialmente para educadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuam com crianças.
A Pós-Graduação em NeuroAlfabetização da NeuroSaber oferece uma formação especializada para educadores que desejam aprimorar suas práticas de ensino da leitura e escrita, com base em neurociências.
O curso combina teoria e prática, abordando os processos cognitivos e emocionais envolvidos na alfabetização. Ao concluir, o aluno recebe certificação reconhecida pelo MEC, ampliando suas oportunidades profissionais.
A Pós-Graduação em Educação Infantil e Neurodesenvolvimento da NeuroSaber oferece uma formação especializada que integra neurociências e práticas pedagógicas baseadas na BNCC, voltada para a primeira infância.
O curso capacita profissionais da educação a aplicar conhecimentos científicos no desenvolvimento infantil, promovendo uma atuação mais eficaz e inclusiva. Ao concluir, o aluno recebe certificação reconhecida pelo MEC.
Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade e Termos de Uso.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810
Fundadora do Instituto NeuroSaber, Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano e Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual e Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Autora de vários livros, programas educacionais e palestrante. Seu livro “Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância” foi finalista do 63 Prêmio Jabuti (2021) na categoria Ciências.
Agraciada pela Comissão de Educação e pela mesa diretora da Câmara de Deputados, ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação, menção honrosa concedida para quem cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081
Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Foi professora-autora dos Planos de Aula de Educação Infantil da Nova Escola. É membro da rede de Especialistas em Aprendizagem do Instituto ABCD. Professora de cursos de graduação e pós-graduação em Educação, Inclusão, Neurociências e Psicopedagogia.
Atua na formação de professores, consultoria pedagógica, desenvolvimento de material técnico e didático.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7449960229468286
Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Doutora em Psicologia (Universidade de Luxemburgo), Pós Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento.
Autora do Teste TENA – Teste de nomeação automática. Atua como pesquisadora com temas como:
habilidades preditoras, transtornos específicos de aprendizagem, construção e normatização de medidas e testes de avaliação, transtornos do neurodesenvolvimento e desenvolvimento da leitura e escrita e alfabetização.
Professora de pós graduação em cursos de Psicopedagogia e Neurociência Aplicada à Educação.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7782463171842101
Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia , Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já realizou atendimento psicopedagógico na área de avaliação e intervenção em dificuldades e distúrbios de aprendizagem e atuou como psicopedagoga no Programa de Atenção e Orientação ao Aluno na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É orientadora vocacional credenciada pela metodologia Career Direct.
Possui experiência como docente nos cursos Graduação em Pedagogia e Psicologia e nos cursos de Especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Alfabetização e Letramento.
Possui produção de materiais didáticos tanto para cursos de Graduação como para cursos de Extensão na modalidade EaD. Realiza pesquisas na área de leitura, escrita, desenvolvimento cognitivo, funções executivas e educação inclusiva.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/8936048963576806
Aparecido José Couto Soares é uma renomada especialista em desenvolvimento da linguagem e alfabetização.
Com vasta experiência na área, ela se destaca por sua pesquisa e contribuições para o entendimento dos processos cognitivos envolvidos na aquisição da linguagem escrita.
Seu trabalho abrange desde as etapas do desenvolvimento da linguagem até a relação entre linguagem e alfabetização, fornecendo insights valiosos para práticas educacionais eficazes.
Através de suas aulas e pesquisas, ela busca promover uma abordagem integrada e fundamentada cientificamente para o ensino da leitura e escrita.